A Noticia em Primeira Mão !!


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mais 75 médicos chegam em Pernambuco nesta segunda-feira
Publicação: 28/10/2013 07:29 Atualização: 28/10/2013 09:26

Ao todo, 76 profissionais de saúde que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos desembarcaram no Recife neste fim de semana. Foto: Júlio Cavani/DP/D.A Press
Ao todo, 76 profissionais de saúde que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos desembarcaram no Recife neste fim de semana. Foto: Júlio Cavani/DP/D.A Press
A  partir do dia 4 de novembro, a população de 56 municípios pernambucanos será atendida por médicos estrangeiros. Ao todo, 76 profissionais de saúde que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos desembarcaram no Recife neste fim de semana. Hoje, mais 75 chegam ao estado. A capital pernambucana receberá o maior número de profissionais, 21 ao todo. Ao longo desta semana, eles participam de um treinamento sobre o funcionamento da rede pública de hospitais e os problemas de saúde mais comuns no estado.


“O idioma não é um entrave. Esses profissionais não estarão sós. Eles vão trabalhar com os agentes comunitários de saúde. Além disso, a vontade de querer examinar, de parar, olhar, avaliar faz toda a diferença”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve ontem no Recife. Os médicos vêm em três voos. Seis cubanos chegaram no sábado à tarde. Mais 70, também de Cuba, desembarcaram ontem. Os 75 restantes, portugueses e espanhóis, chegam hoje.

“Resolvi participar por uma preocupação social, para melhorar o nível da saúde do povo brasileiro”, contou a médica cubana Janete Diaz. “Faremos nosso trabalho com amor e responsabilidade”, garantiu a doutora, de 36 anos, que já trabalhou na Guatemala, Venezuela e Gâmbia. Ela atenderá no município de Paulista.

Mariela Medina, também de Cuba, 31, trabalhará em Caruaru: “Sentirei falta de minha família, mas eles sabem que é um trabalho importante. Resolvi vir ao Brasil por solidariedade ao povo brasileiro”. Ela mora em Havana e já trabalhou na Venezuela e Bolívia.

A cubana Marilin Arias Rojas,  42 anos, também terá Caruaru como destino. “Estou aqui a convite de Dilma Rousseff, que é amiga de Cuba, e tenho um compromisso com ela”, disse a médica, que já prestou serviços na Venezuela e Guatemala.

Todos os profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram os conhecimentos em língua portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.933 foram aprovados e 14 terão mais duas semanas de avaliação por não terem atingido o coeficiente de aprovação necessário.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.167 profissionais estrangeiros chegaram aos estados brasileiros no último fim. Cerca de dois mil deles são cubanos. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida vem o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).

Segundo o ministro Padilha, os profissionais que desembarcaram no país receberão, até o fim desta semana, os registros médicos necessários para realizar o atendimento. Isso porque o Congresso decidiu que cabe ao Ministério da Saúde emitir as autorizações especiais provisórias para que os estrangeiros atuem no Brasil.

Saiba mais

Distribuição dos 151 médicos em Pernambuco

Município                                    Nº de profissionais
Abreu e Lima                                      3
Afogados da Ingazeira                         2
Afrânio                                               1
Agrestina                                            2
Águas Belas                                        2
Altinho                                               2
Barra de Guabiraba                             1
Belém de São Francisco                       2
Bodocó                                               2
Bom Conselho                                     1
Brejo da Madre de Deus                      2
Buíque                                               3
Cabo de Santo Agostinho                    2
Cabrobó                                             2
Caetés                                               2
Calumbi                                             1
Camocim de São Félix                         2
Capoeiras                                           1
Carnaíba                                            1
Caruaru                                              7
Catende                                             2
Condado                                            1
Cumaru                                              1
Exu                                                    2
Feira Nova                                         1
Flores                                                2
Floresta                                             2
Goiana                                               3
Município                         Nº de profissionais
Ibimirim                                            1
Igarassu                                            4
Ipojuca                                             1
Itambé                                              1
Jaboatão dos Guararapes                 13
Lagoa Grande                                    1
Macaparana                                       2
Moreno                                             2
Olinda                                              1
Ouricuri                                           3
Palmares                                          3
Panelas                                            2
Paudalho                                          1
Paulista                                            7
Pesqueira                                        3
Petrolina                                          6
Quipapá                                           2
Recife                                            21
Santa Cruz do Capibaribe                  1
Santa Maria da Boa Vista                  2
São Bento do Una                             3
São Caitano                                     2
São José do Belmonte                       2
São José do Egito                             2
São Vicente Ferrer                            1
Tabira                                             2
Tacaratu                                          2
Vitória de Santo Antão                      5 

Fonte : Diario de Pernambuco
Águas Belas: uma cidade à vendaDevido à seca, moradores e comerciantes do município deixaram suas casas e colocaram placas de venda nos imóveis
As pacatas ruas da cidade de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, são o cenário ideal para quem gosta de tranquilidade. Com pouco mais de 40 mil habitantes, o município que fica a aproximadamente 300 km de distância do Recife, conserva características de pequenas cidades do interior. É comum encontrar pessoas sentadas na calçada de casa e ver cavalos e jumentos circulando no centro da cidade. 

No entanto, a seca que castigou e segue castigando o Nordeste brasileiro tem feito muita gente bater em retirada e deixar uma vida inteira para trás. Placas de vende-se e aluga-se colocadas nas casas e estabelecimentos comerciais de Águas Belas estão deixando o município com cara de abandono. “As pessoas estão indo embora por causa da seca e da falta de oportunidades”, sentenciou a professora Ismailda Leite de Sá, 66 anos. 

Nas duas últimas semanas, a cidade que abriga cerca de cinco mil índios teve uma movimentação fora do comum. A presença de várias viaturas policiais e carros da imprensa que trabalhavam na investigação do assassinato do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, morto com quatro tiros de espingarda calibre 12, chamou a atenção da população local. 

Quem circulou pela cidade com um olhar mais atento contou, no mínimo, umas 30 placas oferecendo os imóveis para vender ou para alugar. “Isso é o reflexo da situação na cidade. Muita gente perdeu o gado que tinha e não consegue plantar nada na roça por conta da seca. A cidade sofreu muito com essa falta de água, o que fez algumas pessoas deixarem suas casas”, relatou a aposentada Tereza Pereira da Silva, 75, moradora da periferia de Águas Belas. 

O agricultor José Francisco da Silva, 48, chega a ficar até 15 dias sem receber água em casa. Para abastacer a família, é obrigado a pegar água numa fonte da cidade, onde muitos águas-belenses fazem o mesmo. “Venho buscar água todos os dias. Graças a Deus, aqui nunca falta. A situação é muito triste nessa região. A gente não consegue plantar nada e os bichos acabam morrendo de sede. Conheço pessoas que não aguentaram o sofrimento e foram embora da cidade”, contou Francisco enquanto abastecia seu reservatório. 

Apesar do depósito estar pintado com o valor de R$ 20, o agricultor garantiu que não comercializava a água. O movimento em torno da fonte na praça é grande. As carroças chegam a formar filas à espera da sua vez de pegar água. 

Violência
Localizada numa área histórica de conflitos entre famílias rivais, Águas Belas, já viveu anos de violência. Moradores e policiais da cidade afirmam que hoje a violência está sob controle. A rotina de tranquilidade, porém, foi quebrada com o assassinato do promotor Thiago Faria, na cidade vizinha de Itaíba. Até esse final de semana, a polícia havia registrado seis homicídios em Águas Belas. O último aconteceu na madrugada da última quarta-feira, na área rural. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), 14 pessoas foram assassinadas no município nos anos de 2012 e 2011. 

Wagner Oliveira - Diário de Pernambuco
Publicação: 29/10/2013 09:08 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Milagre da multiplicação dos municípios em Pernambuco preocupa

A Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa deve discutir, na próxima semana, como analisará a criação de novos municípios em Pernambuco - iniciativa permitida após a aprovação da matéria no Senado no último dia 16. A polêmica, no entanto, permanece acirrada, por envolver interesses sociais, políticos e econômicos. E um dado, nesse contexto, preocupa. Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que os municípios já existentes em Pernambuco não resolveram os problemas de gestão fiscal - fator essencial para seus distritos sonharem com novos gritos de independência.

Há 33 projetos em tramitação no Legislativo para criar novas cidades, mas o levantamento diz que nenhum município no estado atingiu, até agora, excelência no tocante ao índice IFGF, que avalia pontos como ampliação de receita própria e investimentos, bem como redução de gastos com pessoal.

O estudo da Firjan tem o ano 2011 como base e revela que 93,7% das cidades pernambucanas alcançaram conceito D ou C na gestão fiscal, algo avaliado como muito crítico. De todos os municípios que podem ser divididos em virtude de emancipações, não há nenhum que tenha evoluído no tocante à geração de receita própria. O top 10 entre os mais graves nesse quesito são Buíque, Ipubi, Cumaru, Glória do Goitá, Panelas, Bodocó, Lagoa Grande, Carnaíba, Itaíba e Ouricuri.
Até mesmo Petrolina, o segundo maior do interior estadual, alcançou nota 0,4423 no tocante à receita - a máxima é 1,0 -, mas ainda há propostas na Assembleia que podem dividir a cidade em três. “Nenhum dos municípios de Pernambuco avaliados em 2011 teve receita própria para pagar o funcionalismo público. A receita própria foi menor que o gasto com pessoal. Outro dado que impressiona é que, dos 17 municípios criados no estado pernambucano desde 2001, todos receberam conceito D”, afirmou o especialista de Economia e Estatística da Firjan, Jonathas Goulart. 

Indagado se a criação de municípios resolverá a queixa dos prefeitos sobre falta de recursos, o especialista da Firjan disse que não. “A geração desses novos municípios vai exigir naturalmente novas câmaras, novas prefeituras e a população teria um gasto maior com a nova máquina pública”, afirmou. 

Ainda segundo dados da Firjan, a situação fiscal dos municípios colocou Pernambuco entre os três piores estados da Federação, perdendo apenas para Sergipe e Paraíba. Um resultado devido ao desempenho nos cinco indicadores que compõem o índice, incluindo geração de receita prória e investimentos. “Entre os 10 melhores do ranking pernambucano do IFGM, os resultados foram, de fato, muito baixos, a ponto de nenhum dos municípios ter apresentado acima de 0,8 pontos”, complementa um relatório da federação.

Embora existam propostas na Assembleia que apostam na criação de municípios, sob a justificativa de que alguns distritos precisam receber infraestrutura e investimentos, elas não têm critério apropriado. A regra aprovada no Senado, inclusive, diz que o estudo de viabilidade precisa abordar aspectos econômicos-financeiros tando do município preexistente quanto do que pode ser criado. 

Lideranças argumentam

As lideranças políticas argumentam que os municípios não conseguem se desenvolver porque não têm recursos próprios para fazer investimentos. Contudo, segundo o especialista de Economia e Estatística da Firjan, Jonathas Goulart, essa máxima não vale, porque os gestores precisam fazer as opções na escolha dos gastos. Ou se prioriza recursos com gasto de pessoal, custeio, pagamento de dívidas ou investimentos. Ele cita o município de Vertentes, no Agreste do estado, como exemplo positivo. De acordo com Jonathas, Vertentes alcançou o índice de 0.7370 (conceito B) porque, mesmo sem ter receita própria, conseguiu bom desempenho em gastos com pessoal, investimento, liquidez e custo da dívida. O prefeito do município, nessa época, era Romero Leal (PSDB). Na gestão dele, a cidade chegou a atingir o conceito de excelência em investimentos. Nota 1,0, segundo dados da Firjan. 

Confira a reportagem completa na edição deste sábado do Diário de Pernambuco

Abaixo a lista completa de todos os projetos municipalistas em Pernambuco

Projeto (população do distrito) Cidade-sede Autor

Cria município de Guanumbi (12 mil) Buíque Claudiano Martins Filho (PSDB)

Cria município de Rainha Izabel (10 mil) Bom Conselho Claudiano Martins Filho

Cria município de Fátima (10 mil) Flores Claudiano Martins Filho

Cria município de Negras (7,6 mil) Itaíba Claudiano Martins Filho

Cria município de Curral Novo (7,4 mil) Águas Belas Claudiano Martins Filho

Cria município de São Domingos (13,2 mil) Buíque Henrique Queiroz (PR)

Cria município de Laje Grande (10 mil) Catende Henrique Queiroz

Cria município de Apoti (4,8 mil) Glória de Goitá Henrique Queiroz

Cria município de Bonança (15 mil) Moreno Henrique Queiroz

Cria município de Vermelhos* Lagoa Grande Odacy Amorim (PT)

Cria município de Barra de São Pedro (12 mil) Ouricuri Odacy Amorim 

Cria município de Rajada (9,3 mil) Petrolina Odacy Amorim 

Cria município de Cavaleiro (120 mil) Jaboatão Odacy Amorim

Cria município do Carmo (5,3 mil) São José do Belmonte Sebastião Oliveira (PR)

Cria município de Bom Nome (5,5 mil) São José do Belmonte Sebastião Oliveira

Cria município de Serrolândia (10, 1 mil) Ipubi Raimundo Pimentel PSB)

Cria município de Nascente (11 mil) Araripina Raimundo Pimentel

Cria municípío de Claranã (9,5 mil) Bodocó Raimundo Pimentel

Cria município de Pão de Açúcar* (9,5 mil) Taquaritinga do Norte Edson Vieira (PSDB)

Cria município de São Domingos (18,2 mil) Brejo da Madre de Deus Edson Vieira

Cria município de Ponte dos Carvalhos (75mil) Cabo Everaldo Cabral (PP)

Cria município de Ponta de Pedras (8,8 mil) Goiana Everaldo Cabral

Cria município de Cruz de Rebouças (45 mil) Igarassu Antônio Moraes (PSDB)

Cria município de Nossa Senhora do Ó (15 mil) Ipojuca Antônio Moraes 

Cria município de Ibitiranga (8 mil) Carnaíba Angêlo Ferreira (PSB)

Cria município de Jabitacá (4,4 mil) Iguaraci Ângelo Ferreira

Cria município de Jaboatão Jaboatão dos Guararapes Eduardo Porto (PSDB)

Cria município de Ibiranga (10 mil) Itambé Diogo Moraes (PSB)

Cria município de Cruzes (8 mil) Panelas Clodoaldo Magalhães (PSB)

Cria município de Frexeiras (10 mil) Escada Aglailson Júnior (PSB)

Cria município de Ameixas (8,4 mil) Cumaru Eriberto Medeiros (PTC)

Cria município de Izacolândia (12,5 mil) Petrolina Isabel Cristina (PT)

Cria município de Caraibeiras (9,3 mil) Tacaratu Aluísio Lessa (PSB)

Fonte: Assembleia Legislativa. 
OBS: A população foi estimada na maioria dos projetos apresentados. A reportagem não encontrou informações sobre a população do distrito de Vermelhos, em Iguaraci.

Aline Moura - Diário de Pernambuco
Publicação: 26/10/2013 08:55 
Inocêncio Oliveira não quer dar adeus à política
Mesmo sem admitir publicamente, deputado articula indicação para vice em chapa apoiada por Eduardo


Sinalização pode fazer Inocêncio mudar de ideia (DP/D.A. Press)
Sinalização pode fazer Inocêncio mudar de ideia
 As mãos já não indicam a firmeza de outros tempos, mas a cabeça continua a mesma, hábil e observando o melhor momento para agir. O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR), de 74 anos, que coleciona mandatos consecutivos na Câmara desde a década de 1970, anunciou diversas aposentadorias ao longo de sua carreira, porém sempre voltava atrás. A última, com ato realizado em setembro, foi apresentada como definitiva, mas começa a ter seu prazo de “validade” vencido. Isso porque o republicano tem agido  nos bastidores para consolidar um antigo sonho: galgar uma cadeira no Poder Executivo. A nova empreitada, garantem aliados, é ocupar o cargo de vice na chapa de qualquer postulante que venha a ter o apoio do governador Eduardo Campos (PSB). 

E ele, apesar de não admitir publicamente a intenção, não tem poupado esforços para isso. Tem conversado pessoalmente, em reuniões reservadas com quem tem poder de indicá-lo. Na última segunda-feira, no mesmo dia em que o PT entregou os cargos da administração estadual, o deputado teve um encontro de uma hora com Eduardo Campos na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda. “Assim que Inocêncio anunciou a aposentadoria, em setembro, Eduardo Campos enviou uma mensagem ao deputado dizendo que um político com sua trajetória, com sua história, não poderia ser descartado. Ele (Eduardo) disse que Inocêncio teria uma missão mais importante no próximo ano”, garantiu, esperançoso, um aliado do parlamentar. Além da conversa com o governador, Inocêncio “trocou ideias” duas vezes, por telefone, com o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, virtual candidato. O conteúdo da conversa não foi revelado.

Apesar de não ter referendado a anulação de sua “aposentadoria”, Inocêncio está na expectativa da indicação. O deputado teve encontros recentes também com o vice-governador João Lyra, além do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB. Na caminhada para ter o nome referendado, o republicano tem como principal adversário o também deputado federal Raul Henry (PMDB). Os dois nomes atendem a públicos e cenários distintos. Enquanto Henry surge com um eventual recuo da reeleição do senador peemedebista Jarbas Vasconcelos, o nome de Inocêncio é posto na mesa na intenção de assegurar capilaridade para o candidato socialista no interior do estado.

“Ontem (quinta-feira) eu falei com ele (Inocêncio) por telefone, mas desconheço (a intenção dele de disputar nova eleição) e não sei de nada sobre esta movimentação. Mas o que eu posso dizer é que qualquer chapa marjoritária em Pernambuco seria engrandecida com sua candidatura”, disse o primo e herdeiro político de Inocêncio, o deputado estadual Sebastião Oliveira, também do PR.

Saiba mais
Largar o osso

Dono de dez mandatos consecutivos de deputado federal, Inocêncio Oliveira é também ator de uma novela sobre desistência de mandato que remonta à década de 1970 

Na década de 1970, militando na Arena, o deputado, que é médico formado, cogitou largar a carreira política. Porém, foi convencido pelo ex-governador Marco Maciel (DEM) a continuar 

Em diversos momentos de sua carreira, o deputado chegou a anunciar que deixaria o Legislativo. A mais curiosa foi a de 2011. A decisão do parlamentar durou apenas uma semana. Ele foi convencido a continuar pelo governador Eduardo Campos

No final de setembro deste ano, Inocêncio Oliveira convocou a imprensa para anunciar, definitivamente, sua aposentadoria. Mesmo com a saúde fragilizada, 
o republicano defendeu que a decisão era política

Publicação: 26/10/2013 13:36 Atualização: 26/10/2013 14:39
Polícia continua caçada por suspeitos de explodirem caixa de banco em Tacaratu
Posto do Bradesco em Tacaratu  (Foto/Arquivo: Lúcia Xavier)
         A Polícia do município de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, continua a caçada pelos suspeitos de terem assaltado uma agência bancária da cidade, na madrugada desta sexta-feira (25). Um grupo de seis homens encapuzados e fortemente armados chegaram em uma caminhonete Frontier, de cor prata, entraram no estabelecimento e detonaram explosivos no único caixa eletrônico da agência do Bradesco, que fica no centro. 

Em seguida empregaram fuga em direção ao distrito de Caraibeiras, na zona rural de Tacaratu. Um vigilante da agência acabou sendo feito refém pelos bandidos, mas foi liberado a poucos quilômetros de distância do local. A quantia levada ainda não foi contabilizada.

A polícia suspeita que a quadrilha tenha envolvimento com o assalto ao Banco do Brasil da cidade, no início do mês, já que testemunhas afirmaram ter visto a mesma caminhonete prata utilizada na investida desta sexta-feira. Os agentes confirmaram que este é o segundo assalto a banco no município só este mês.

Fonte: Folha de Pernambuco

sábado, 19 de outubro de 2013

Policia Apreender armas de fogo na zona rural de Inajá - PE

A policia militar após cumprir um mandato de busca e apreensão na zona rural do município de Inajá, no sertão do moxotó, no Sitio Tear encontrou armas de fogo. 

A policia foi até a residência de Antônio Erasmo do Nascimento que tinha na sua casa uma espingarda artesanal e um revolver tauros cal, 38 com oito munições intactas. Antônio Erasmo do Nascimento foi conduzido à delegacia de policia civil do município de Inajá para prestar depoimento, Antônio Erasmo pagou fiança e foi liberado.


Informações da Policia Civil

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Marina trará evangélicos para Eduardo, diz Malafaia

 Um dos mais influentes líderes evangélicos do país, o pastor Silas Malafaia acredita que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidenciável do PSB, conquistará boa parte do eleitorado protestante. Segundo Malafaia, esse será um dos resultados da adesão ao PSB deMarina Silva e do Rede Sustentabilidade, o partido que ela criou. 'Muito evangélico é simpático a Marina. Ela é influente', diz o pastor.

Marina, ela própria, é evangélica e, em 2010, obteve boa parte de sua expressiva votação (20% no primeiro turno) com esse eleitorado.'Eduardo Campos deu um golpe de mestre', diz Malafaia. O pastor afirma ainda que os evangélicos também devem se sensibilizar pela família de Eduardo Campos, pai de quatro filhos e cuja mulher, Renata, espera o quinto. 'Ele é um bom pai de família e, numa sociedade como a nossa, isso é positivo', diz.(ÉPOCA - Felipe Patury)
 Escrito por Magno Martins, às 05h20 - 18/10/2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

 1º WORKSHOP  DA FRUTICULTURA IRRIGADA DE MELÃO E MELANCIA EM INAJÁ/PE
 

 
Promotor de Justiça de Itaíba é assassinado com 20 tiros         
O promotor Thiago Farias estava em companhia da noiva, a advogada Mysheva Freire  Ferrão, quando o carro dele foi alvejado. Ela conseguiu sair do veículo e sofreu escoriações leves (Facebook/Reprodução)

O promotor Thiago Farias estava em companhia da noiva, a advogada Mysheva Freire Ferrão, quando o carro dele foi alvejado. Ela conseguiu sair do veículo e sofreu escoriações leves
O Ministério Público de Pernambuco (MMPE) confirmou a morte do promotor de Justiça Thiago Faria de Godoy Magalhães, 36 anos. O corpo do promotor foi encontrado na manhã desta segunda-feira com cerca de 20 perfurações a bala. O procurador geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, está indo para o município para acompanhar as investigações sobre o caso.
 
Os delegados do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) Joselito Kherle do Amaral e Joseneide Confessor foram designados para coordenar os trabalhos. A Polícia Civil também solicitou apoio das policias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) para ajudar na apuração do crime e na busca pelos responsáveis.

O governador Eduardo Campos agendou para as 18h de hoje uma reunião com o procurador-geral do MPPE para tratar das providências que serão tomadas na investigação do assassinato de Thiago. O encontro será realizado no gabinete do governador, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Thiago estava dentro do próprio carro, no município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco, quando foi atingido pelos disparos. De acordo com a polícia, o crime teria acontecido por volta as 9h da manhã de hoje, na PE-300, quando a vítima seguia para o trabalho, no prédio do Tribunal Justiça de Pernambuco de Itaíba.

O delegado de Itaíba, Antônio Júnior, está no local do crime. De acordo com a polícia, o carro do promotor foi seguido por um Uno de cor preta. Depois de efetuar o primeiro disparo, os assassinos teriam bloqueado a passagem do carro da vítima, descido do carro e executado o promotor com diversos tiros, fugindo em seguida.

A noiva da vítima, Mysheva Freire Ferrão Martins, que também estava no veículo, teria conseguido pular do carro no momento do primeiro disparo. Ferida com escoriações pelo corpo, ela foi atendida na Maternidade João Vicente, em Itaíba, de onde já recebeu alta médica.

Thiago era formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de livros jurídicos e professor de cursos preparatórios para concursos. Ele tomou posse como promotor em dezembro do ano passado.

Na ocasião, Thiago falou como orador do grupo de novos promotores nomeados e ressaltou que tomar posse no cargo era a realização de um sonho.“Quando entrei na faculdade de direito tinha um foco, um sonho, que era ser promotor de Justiça. Ninguém vence uma pessoa que tem um sonho e hoje o realizei e posso dizer que irei dedicar a minha vida a ser o melhor promotor de Justiça do MPPE. Cumprirei essa promessa”, afirmou.
 
Publicação: 14/10/2013 10:48 Atualização: 14/10/2013 13:37

terça-feira, 8 de outubro de 2013

''Se Eduardo não se cuidar, Marina passa a perna nele''
 


O ex-candidato à Presidência da República do PSOL Plínio de Arruda Sampaio afirmou que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), precisa tomar cuidado com a ex-senadora Marina Silva.
“Se Eduardo não se cuidar, a Marina passa a perna nele. Ela é muito esperta e pode tirar a candidatura dele. A Marina é carreirista”, afirmou Plínio, durante o lançamento do livro Fome de Deus, de Frei Betto, um dos idealizadores do programa Fome Zero, bandeira do início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.(Do blog Poder Online - Julianna Granjeia).

Escrito por Magno Martins, às 05h55 - 08/10/2013


domingo, 6 de outubro de 2013

Marina decide se filiar ao PSB e admite até ser vice de Campos em 2014

No lance mais surpreendente até agora da corrida ao Palácio do Planalto, a ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB e se unir ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para disputar a eleição presidencial de 2014.
Eles não definiram quem será o cabeça da chapa, mas aliados de Marina admitiram hoje a possibilidade de que ela seja a vice de Campos. Marina hoje aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto e Campos está em quarto.
A decisão foi tomada hoje após quase dois dias de reuniões, indefinições e rachas internos no grupo de Marina, e cria uma terceira via para 2014 em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB).
A aliança foi acertada na noite de sexta-feira. Ao tomar conhecimento de que havia interesse na proposta, Campos pegou um avião para Brasília, onde combinou os detalhes da divulgação oficial.
Marina discutia com aliados na manhã de hoje a melhor maneira de explicar publicamente as razões pelas quais decidiu aliar-se ao PSB após o fracasso da montagem da sua Rede Sustentabilidade, barrada pela Justiça Eleitoral na quinta-feira por insuficiência na comprovação do apoio popular exigido em lei.
"Essa é uma possibilidade [Marina ser vice na chapa de Eduardo Campos]. A Marina reconhece a candidatura posta do Eduardo Campos e se dispõe, desprendidamente, a ser vice em eventual candidatura. Mas a disposição de ambos é de tratar isso com tranquilidade, sem ansiedade", afirmou o coordenador-executivo da Rede, Bazileu Margarido.
Segundo ele, pesou para a decisão de Marina de migrar para o partido de Campos "a aderência programática maior com o PSB".
Para ampliar a força do grupo contra PT e PSDB, o oposicionista PPS foi chamado a integrar a coalizão. O partido foi uma das legendas que ofereceu abrigo a Marina após o veto da Justiça Eleitoral à Rede Sustentabilidade.
Campos se encontrou pessoalmente com Marina na noite de ontem para fechar os termos do acerto. Estava prevista para a tarde de hoje uma entrevista coletiva em que Campos e Marina divulgariam o acordo.
Em entrevista na sexta-feira, antes do encontro com Campos, Marina já havia dito que sua decisão levaria em conta o desejo de "quebrar" a polarização política existente no país. Desde 1994, PT e PSDB são os principais antagonistas no cenário político nacional.
Depois do naufrágio no TSE, Marina passou a discutir o convite recebido por oito legendas, tendo centrado seu foco no PSB e no PPS devido a dois fatores: serem duas legendas com integrantes e atuação relativamente similar à da Rede Sustentabilidade e terem já estruturas montadas nacionalmente e nos Estados.

Fonte: Folha de S.Paulo  - 05/10/2013 - 10h31.

Em Inajá – PE Tentativa de Homicídio é registrada

Na noite deste ultimo sábado (05/10) mais uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Inajá-PE no sertão do Moxotó. A vitima José Willanes da Silva, foi surpreendido com dois golpes de faca nas costas próximo a sua cintura. 


Segundo informações da PM e Policia Civil do município, José Willanes da Silva estava em uma seresta que acontecia no bar da “Fia” quando Wesley Roque da Silva mais conhecido como “Toco” começou uma discursão com José Willanes, não conformado com a agressão verbal Wesley Roque foi até a sua residência e pegou uma faca e voltou para o local do ocorrido mais José Willanes da Silva não estava e Wesley foi atrás de Willanes que trafegava na via publica próximo ao Fórum e surpreendeu o mesmo com dois golpes de faca. 

José Willanes foi levado para o hospital local da cidade que foi atendido pela equipe medica de plantão, a guarnição foi solicitada por um vigilante do hospital, enforman-do que um jovem tinha dado entrada no pronto socorro com duas perfurações no corpo. O policiamento foi ate a casa do agressor Wesley Roque para a captura do mesmo mais não obtiveram êxito. José Willanes da Silva foi transferido para a cidade de Arcoverde para o Hospital Regional, com risco de vida. Wesley estar foragido e os policiais estão efetuando rondas para a captura do individuo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Floresta/PE - Ex-secretário de administração é condenado a prisão


O ex-secretário de administração do município de Floresta, Fernando Cavalcanti Ribeiro, foi condenado hoje por corrupção passiva. Ele deverá cumprir oito anos e seis meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, no presídio Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina. A decisão é do juiz Marcus César Sarmento Gadelha, da Comarca local. O ex- secretário não poderá recorrer em liberdade e também deverá arcar com o pagamento das custas processuais. O magistrado também expediu um mandado de prisão. 

Segundo denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o município de Floresta firmou, em 2009, um acordo judicial com Olímpia Nogueria Ferraz no qual pagaria o valor de R$ 169.444,67 em cinco parcelas de R$ 33.888,93. Contudo, ao pagar as duas primeiras parcelas do acordo, o réu teria efetuado depósitos em sua conta pessoal. No dia 14 de agosto de 2009, a quantia depositada foi de R$ 11.464, 84. Quatro dias depois, o ex-secretário depositou R$ 8 mil e, em dez de setembro de 2009, R$ 8.232,42.

De acordo com o MPPE, Fernando Cavalcanti Ribeiro praticou corrupção passiva. O delito, que consiste em solicitar ou receber, para si ou para outro, vantagem indevida em razão da função exercida, está previsto no artigo 317 do Código Penal Brasileiro. 

Em sua defesa, o acusado confirmou os depósitos, mas destacou que eles seriam destinados ao pagamento de honorários advocatícios, mas não comprovou as suas alegações. O juiz ainda destacou na sentença que os honorários seriam pagos a um advogado que nunca atuou no processo.

Sobre a culpabilidade do réu o magistrado escreveu. “A conduta do réu apresenta reprovabilidade acentuada. O acusado tinha plena consciência da sua conduta, podia ter agido de forma diversa e seu comportamento é reprovável, uma vez que demonstra a utilização de função pública para cometimento de ilícito penal decorrente de sua conduta ímproba”, escreveu.

O magistrado ainda destacou que a ação de Fernando Cavalcanti resultou na desmoralização da administração pública municipal, com menosprezo à confiança que lhe foi depositada. O ato também causou prejuízo ao erário municipal.

Publicação: 30/09/2013 18:47 Diário de Pernambuco
TCE julga irregulares contas de gestão da Prefeitura de Ferreiros

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregulares, ontem, as contas de gestão da então prefeita e ordenadora de despesas da Prefeitura Municipal de Ferreiros, Zona da Mata pernambucana, Celma Veloso (PSB), referentes ao exercício financeiro de 2011. Além disso, aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 14 mil, determinando ainda que ela devolva aos cofres públicos a quantia de quase R$ 195 mil. O relator do processo foi o conselheiro Valdecir Pascoal.
De acordo com o relatório de auditoria, que embasou o voto do conselheiro, a chefe do poder executivo municipal foi responsável por uma série de irregularidades, tais como: inexistência de controle dos bens componentes do acerco patrimonial do município, irregularidades em processos licitatórios, pagamento no valor de aproximadamente R$ 195 mil por serviço de transporte escolar em desacordo com o que foi contratado e sem comprovação de que tais serviços tenham sido efetivamente prestados, locação de veículo sem observância dos princípios da economicidade, eficiência e moralidade, fracionamento de objeto licitatório para a aquisição de veículos motorizados, realizando-se certame através de modalidade inadequada e utilização de processo de inexigibilidade de licitação como meio de contratação de bandas e artistas sem que houvesse observância à Lei de Licitações, por não ter sido demonstrada consagração dos artistas contratados, a existência de contrato de representação exclusiva destes por empresário, a justificativa da escolha e identificação destes com os eventos e de valores a estes pagos.
(Do Tribunal de Contas do Estado)
Publicação: 02/10/2013 08:39  Diário de Pernambuco
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial